O dia dos povos indígenas é comemorado nacionalmente dia 19 de abril. A data tem como objetivo valorizar e reconhecer a importância dos povos brasileiros originários na formação da cultura e identidade do nosso país. Além disso, o dia também serve para refletir sobre os desafios enfrentados pelos povos indígenas em relação aos seus direitos e à preservação de suas tradições culturais. Os povos indígenas são parte da história do Brasil e possuem uma rica diversidade cultural. Infelizmente, ao longo dos anos, foram alvo de opressão e violência por parte dos colonizadores europeus assim que desembarcaram no Brasil, e, posteriormente, por parte de alguns governantes brasileiros.
Atualmente, os povos indígenas ainda sofrem com a falta de demarcação de suas terras, desmatamento, invasões e conflitos com garimpeiros, fazendeiros e madeireiros. Além disso, durante a pandemia da Covid-19, os indígenas foram um dos povos mais afetados pela falta de assistência e falta de acesso aos serviços de saúde. Apesar dos desafios enfrentados pelos povos indígenas, há muitos exemplos inspiradores de resistência e luta pelos seus direitos. Muitas comunidades têm se organizado para preservar suas tradições e proteger seus territórios.
Em tempos nos quais presenciamos através das notícias e assistimos à um genocídio indígena e suas lutas para a demarcação territorial, é fundamental que toda a sociedade brasileira reconheça a importância dos povos indígenas e seus direitos, sua representatividade e que o governo responsável tome medidas efetivas para garantir a proteção de suas terras e o respeito às suas culturas. Não apenas nesta data, mas que todos os dias seja importante para refletirmos sobre nossa relação aos povos originários e o comprometimento para apoiar suas lutas por justiça e igualdade